O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil subiu 0,8% no primeiro trimestre de 2024, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (4). O crescimento foi puxado, sobretudo, pelo setor de serviços, que teve uma alta de 1,4% no período. Dentro do setor de serviços, o destaque do trimestre ficou com o Comércio, que avançou 3% entre janeiro e março. Além disso, os segmentos de Informação e Comunicação e Outras atividades de serviços também tiveram crescimento, de 2,1% e 1,6%, respectivamente.
O presidente do Sindicato dos Lojistas do Estado da Bahia, Paulo Motta, explicou que a alta se deu devido a algumas políticas publicas que foram adotadas pelo governo que desoneraram os custos e ajudaram o setor no período. Segundo Paulo, o comércio está otimista com as vendas nos próximos meses e no ano como um todo.
“As políticas públicas do governo federal tem ajudado o setor. Algumas desonerações, aliado com programas de liquidação, com ou sem juros, sem acréscimos, estão trazendo novos consumidores para o mercado. Também se associa a isso, os programas sociais que o governo tem implantado para melhorar a renda do consumidor. Isso, claro, reflete de maneira positiva no desempenho do comércio em todo o país”, disse.
Falando de Bahia Paulo se mostra otimista com o setor. “Aqui na Bahia não é diferente, nós estamos vivendo datas importantes, como foi o dia das mães, o mês da noiva, agora vamos ter São João e antes o dia do namorados, então temos boas expectativas no movimento do varejo do comércio, claro que o comércio de gênero alimentício, farmácias têm maior predominância de consumo em relação aos demais bens”, disse.